17.2 C
fpolis

Lançamento de livro sobre Gustavo de Lacerda integra programação do mês da consciência negra

Leia também

Evento gratuito tem apoio da Associação Catarinense de Imprensa e contará com atrações culturais no Palácio Cruz e Sousa

O Palácio Cruz e Sousa recebe na terça-feira, 29, o lançamento do livro “Gustavo de Lacerda vida e obra de um jornalista negro catarinense (1854-1909)”. Escrita pelo historiador Fábio Garcia, a obra apresenta a restituição dos laços familiares de Lacerda, além de sua trajetória de formação e profissional. O evento, que tem apoio da Associação Catarinense de Imprensa, é aberto ao público e inicia às 19h com apresentações culturais.

Gustavo de Lacerda, filho de mãe escravizada, nasceu em Florianópolis em 1854, passou pelo Exército e é reconhecido nacionalmente por ter fundado a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 7 de abril de 1908, no Rio de Janeiro.

O livro é resultado de uma pesquisa minuciosa de meses para reconstituir a genealogia e a história do jornalista. “Foram meses de pesquisa, mais de 500 páginas de jornais analisadas, buscas em livros de batismo, casamentos e óbitos nos estados de Santa Catarina, Ceará e do Rio de Janeiro. Nessa busca, consegui identificar as várias frentes de Lacerda, no teatro, na literatura, no jornalismo, no associativismo ao lado de grandes nomes como Cruz e Sousa, Rui Barbosa, José do Patrocínio, entre outros”, conta Fábio Garcia.

Gustavo de Lacerda fez parte de uma geração de escritores-intelectuais que tinham entre suas pautas as ideias republicanas, a separação entre o Estado e a Igreja, o sufrágio universal e, sobretudo, a organização dos trabalhadores em cooperativas.

A publicação faz parte coleção Ensaios afro-biográficos da Editora Cruz e Sousa que visa divulgar estudos inéditos e/ou edições esgotadas de autores negros e não negros cujas pesquisas versem sobre história, modos de vida, saberes tradicionais, práticas religiosas, comunidades quilombolas, clubes negros, personalidades negras e demais temas relacionados à experiência afro-brasileira. Mais informações no site https://www.editoracruzesousa.com.br/

Serviço:

Lançamento do livro Gustavo de Lacerda vida e obra de um jornalista negro catarinense (1854-1909)
Dia 29/11 às 19h
Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa
Gratuito

Mais artigos

Últimos artigos