18.6 C
fpolis

Jornalista que dinamizou a comunicação das cooperativas será homenageado no Encontro da Imprensa

Leia também

Homero Franco foi pioneiro do Rádio e do Jornal no oeste de SC, tendo marcante atuação na comunicação cooperativista em Santa Catarina (via OCESC) e no Brasil (via OCB)

Pioneiro do Rádio, do jornal regional e da comunicação cooperativista no oeste de Santa Catarina, o jornalista Homero Milton Franco será homenageado no 14º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, em 5 de agosto deste ano, na cidade de Chapecó, por ter completado mais de 50 anos de atuação profissional na área.

Homero Milton Franco será homenageado no 14º Encontro Da Imprensa Catarinense. Foto: arquivo pessoal.

O Encontro é organizado pela MB Comunicação e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que completa 91 anos de fundação. O anúncio foi semana passada, pela presidente da ACI Débora Almada e pelo 1º vice-presidente e coordenador do evento Marcos Bedin.

Estarão reunidos cerca de 550 profissionais de todo Estado e o evento consistirá de solenidade com homenagens, palestras e almoço de confraternização, entre outras atividades. Participarão jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de empresas jornalísticas, representando o caráter multiprofissional da comunicação social catarinense.

A valorização de todas as profissões abrigadas sob o guarda-chuva da comunicação e, em especial, o papel da imprensa serão destaques da programação. Na ocasião serão homenageados vários profissionais com meio século de atividade na área.

Gaúcho de Ijuí, nascido em 1939, Homero Franco ingressou na comunicação social atuando no velho Rádio de Ondas Médias, ainda no Rio Grande do Sul. Chegou a Palmitos, no oeste catarinense, em 1961, convidado para inaugurar a Rádio Entre Rios que continua no ar até hoje, agora em FM. Em 1962 foi eleito vereador e em seguida funda o Jornal Folha d’Oeste, que circulou com sede em Palmitos até 1965.

No mesmo ano, a convite de Serafim Enoss Bertaso, mudou-se para Chapecó com seu Jornal e assumiu a Assessoria de Comunicação da Secretaria do Oeste. Permaneceu como diretor da Folha d’Oeste até 1976, para assumir a área de comunicação e educação cooperativista da Cooperalfa, trabalho que rendeu o aumento de 40% do quadro de associados daquela que hoje é uma das 10 maiores cooperativas do Brasil. Antes teve uma breve passagem pela Sucursal do Jornal O Estado, em Chapecó, quando atuou ao lado do jornalista Marcos Antônio Bedin.

O sucesso à frente de um método revolucionário de se comunicar com agricultores o levou para Florianópolis, a convite da OCESC (Organização das Cooperativas de SC), a fim de implantar este método em todo o Estado. O vanguardismo nessa atividade chamou a atenção da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Homero aceitou trabalhar em Brasília. Mas retornou em 1986 para editar o caderno rural do Jornal O Estado e a Revista Agropecuária Catarinense, da Epagri, esta última durante 12 anos, tendo se aposentado em 2002. Hoje se dedica à poesia, ao espiritualismo e ao voluntariado.

Homero é pai de dois filhos, o publicitário Sérgio Rogério Franco e a designer Sandra Rejane Franco, tem cinco netos e quatro bisnetos. Casado em segundas núpcias com Isabel Zuanazzi, criou outros três enteados seus: Cristine, Alexandre e Amélio Júnior que, por sua vez, geraram outros cinco netos. Voltou a residir em Chapecó em setembro de 2022, onde pretende permanecer “enquanto Deus permitir”.

APOIADORES OFICIAIS CONFIRMADOS

Estão confirmados como apoiadores oficiais do 14º Encontro da Imprensa Catarinense as empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, ACAV, Sindicarne, ICASA, Faesc, Fiesc, Unoesc, Unochapecó, Unimed Chapecó, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BMCL Incorporadora (Residencial Ventura), Produce, Apti Alimentos, ACIC Chapecó, SICOM, Grupo Bugio, Socicam/Voe Xap, Nilo Tozzo Distribuidora Ltda., Sanagiotto  e Feroldi Investimentos Imobiliários, além de CDL Chapecó, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Dalla Cervejaria, Vale do Sol Eventos, Inviolável Chapecó e Prefeitura de Chapecó.

A maior festa da mídia barriga-verde tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação catarinense, incluindo ACAERT, ADJORI, ADI, SINDEJOR, SINAPRO, SJSC, ACESC e APJ/SC

Reprodução / MB Comunicação

Mais artigos

Últimos artigos