17.6 C
fpolis

Editor Acari Amorim será homenageado no 14º Encontro da Imprensa Catarinense

Leia também

A maior festa da mídia catarinense reunirá em Chapecó profissionais de todas as áreas da comunicação

Um dos mais prestigiados jornalistas catarinenses, o editor Acari Amorim, é o primeiro nome anunciado para ser homenageado – pelo critério de 50 anos de exercício profissional – no 14º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, em 05 de agosto deste ano, na cidade de Chapecó.  O anúncio foi feito hoje pela presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista Débora Almada e pelo 1º vice-presidente e coordenador do evento Marcos Bedin.

Acari Amorim é o primeiro nome anunciado para ser homenageado no 14º Encontro da Imprensa Catarinense. Foto: arquivo pessoal.

O Encontro reunirá cerca de 550 profissionais de comunicação de todo Estado e consistirá de solenidade com homenagens, palestras e almoço de confraternização, entre outras atividades. A iniciativa é da MB Comunicação e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que completa 91 anos de fundação.

Os dirigentes destacaram que a valorização de todas as profissões abrigadas sob o guarda-chuva da comunicação e, em especial, o papel da imprensa serão destaques da programação. Na ocasião serão homenageados os profissionais com 50 anos de atividade na área.

Participarão jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação, representando o caráter multiprofissional da comunicação social catarinense.

AMORIM: 50 ANOS DE COMUNICAÇÃO

O jornalista, escritor, editor (dono de editora) e produtor de vinhos Acari Amorim nasceu em 15 de julho de 1951 em  Rio do Sul, Santa Catarina. Graduou-se em Letras na FURB, de Blumenau. Iniciou no jornalismo em 1970, como repórter no jornal A Cidade, de Blumenau. De 1973  a 1976 foi repórter, editor do Jornal de Santa Catarina e redator da Radio Nereu Ramos, em Blumenau. Transferiu-se para a capital gaúcha onde, no período de 1977 a 1979 atuou como repórter e redator da revista Agricultura e Cooperativismo e do Coojornal, da Cooperativa de Jornalistas de Porto Alegre.

Amorim perseverou na atividade jornalísticas: de 1980  a 1982 foi repórter no Jornal Zero Hora, em Porto Alegre; em 1982 trabalhou como repórter especial no Jornal O Globo, no Rio de Janeiro; em 1983 foi repórter da revista Veja, no Rio; de 1983 a 1986 exerceu a chefia de  reportagem e a editoria executiva de Economia no jornal O Globo, Rio de Janeiro.

Retornou a Santa Catarina em 1986 e até 1991 foi editor especial no Diário Catarinense, com foco em Economia e Negócios, em Florianópolis. Em 1991 ingressou na vida empresarial ao fundar a AZ Comunicação em sociedade com o jornalista Zuba Coutinho para editar a revista mensal Expressão, nos três primeiros anos de atividades. Em 1994 fundou a Editora Empreendedor. Criada em parceria com o jornalista César Valente. César foi sócio no primeiro ano de atividade e depois seguiu rumo próprio.

Em 2000 constituiu a Editora Cartaz para a edição mensal da revista EM CARTAZ que circulou por 15 anos, com a coordenação de edição de Paulo Arenhardt, sendo referência no país no jornalismo cultural, junto com a revista Bravo, da Editora Abril.

A Empreendedor completará no próximo ano (2024) 30 anos de atividades no mercado nacional. Pioneira e hoje é uma das plataformas mais acessada do país com foco em empreendedorismo e novas oportunidades de negócios. Na época que foi criada, em 1994, a palavra Empreendedor não existia no dicionário brasileiro e nenhuma universidade tinha sequer uma disciplina de empreendedorismo. De lá para cá, o Brasil virou um dos países do mundo com maior número de empreendedores. Hoje, nada menos de 52 milhões brasileiros são empreendedores, comandam diferentes empresas por todo o Brasil.

Com sete títulos diferentes, entre eles a revista Dirigente Lojista, Guia de Franquias, Empreendedor Rural e a própria Empreendedor e a revista Cartaz, a Editora alcançou a rodagem de 2 milhões de exemplares por ano.

Hoje a Empreendedor foca no portal Empreendedor (a revista Empreendedor passou a ser digital) e em ferramentas de gestão para os empreendedores. Através das parcerias com grandes empresas e instituições, entre elas o Sebrae, Totvs, Associações de Franquias, Startups e dos bares e restaurantes, a revista digital Empreendedor tem mais de 1 milhão de acessos mensais.

Além da trajetória no jornalismo, com especialização no empreendedorismo, Acari Amorim também dedica boa parte da sua vida ao vinho, outra de sua grande paixão. Foi sócio fundador da primeira vinícola da altitude de Santa Catarina, a Quinta da Neve. Como presidente da Associação, por duas gestões, criou a marca Vinhos de Altitude e a Associação Vinhos de Altitude, Produtores e Associados, que recebeu recentemente a denominação de origem geográfica pelo INPI. Também como presidente da Associação foi o responsável pelas três primeiras Vindimas (o festival da colheita as uvas), que no próximo ano alcança a 10 edição. No momento está envolvido em dois novos projetos de enoturismo em Rancho Queimado, região que também pertence à Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos da Altitude.

FORÇA INSTITUCIONAL

Estão confirmados como apoiadores oficiais do 14º Encontro da Imprensa Catarinense as empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, ACAV, Sindicarne, ICASA, Faesc, Fiesc, Unoesc, Unochapecó, Unimed Chapecó, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BMCL Incorporadora (Residencial Ventura), Produce, Apti Alimentos, ACIC Chapecó, SICOM, Grupo Bugio, Socicam/Voe Xap, Nilo Tozzo Distribuidora Ltda., Sanagiotto  e Feroldi Investimentos Imobiliários, além de CDL Chapecó, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Dalla Cervejaria, Vale do Sol Eventos, Inviolável Chapecó e Prefeitura de Chapecó.

A maior festa da mídia barriga-verde tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação catarinense, incluindo ACAERT, ADJORI, ADI, SINDEJOR, SINAPRO, SJSC, ACESC e APJ/SC.

Reprodução / MB Comunicação

Mais artigos

Últimos artigos