26.5 C
fpolis

César Valente será homenageado no 14º Encontro da Imprensa Catarinense

Leia também

A maior festa da mídia catarinense reunirá em Chapecó todo o setor comunicacional barriga-verde e homenageará profissionais com 50 anos de atividade na área da comunicação

O jornalista e pioneiro no ensino do jornalismo em Santa Catarina César Orlando Valente será homenageado no 14º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, em 05 de agosto deste ano, na cidade de Chapecó, por ter completado mais de 50 anos de atuação profissional na área de comunicação.

César Orlando Valente será homenageado no 14º Encontro Da Imprensa Catarinense. Foto: arquivo pessoal.

O Encontro é organizado pela MB Comunicação e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que completa 91 anos de fundação. O anúncio foi semana passada, pela presidente da ACI Débora Almada e pelo 1º vice-presidente e coordenador do evento Marcos Bedin.

Estarão reunidos cerca de 550 profissionais de comunicação de todo Estado e o evento consistirá de solenidade com homenagens, palestras e almoço de confraternização, entre outras atividades. Participarão jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação, representando o caráter multiprofissional da comunicação social catarinense.

A valorização de todas as profissões abrigadas sob o guarda-chuva da comunicação e, em especial, o papel da imprensa serão destaques da programação. Na ocasião serão homenageados vários profissionais com meio século de atividade na área.

VALENTE

César Orlando Valente é jornalista com atuação profissional tanto na prática quanto no ensino do jornalismo, com vasta experiência em reportagem, edição, produção gráfica, jornalismo on-line, assessoria de comunicação e administração jornalística. Iniciou no jornalismo em 1970, no jornal O Estado, de Florianópolis. Em 1979 fez parte da comissão que criou o Curso de Jornalismo da UFSC – o primeiro de Santa Catarina – a qual era presidida pelo jornalista e historiador Moacir Pereira.

Durante os 53 anos de carreira foi repórter, redator, cronista, ilustrador, cartunista, designer gráfico, professor universitário, coordenador de curso universitário, editor, chefe de redação, webmaster, secretário de redação, consultor e sócio-proprietário de empresa jornalística. Atuou em Florianópolis (Governo do Estado, jornal O Estado, UFSC e revista Empreendedor), Porto Alegre (TV Gaúcha, Rádio Gaúcha e Diário do Sul), Brasília (EBN do Ministério da Justiça e Gazeta Mercantil) e São Paulo (Companhia de Notícias e Gazeta Mercantil). Atualmente cursa o mestrado em jornalismo na UFSC e presta serviços de consultoria editorial, design gráfico e de comunicação. Cria, edita e mantém blogs na internet desde 2002.

Natural de Florianópolis, Valente nasceu em 23 de maio de 1953. Tem registro de jornalista profissional no Ministério do Trabalho (SC0080JP). É Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo impresso, radiofônico, televisionado e cinematográfico pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, Porto Alegre), diplomado em 1977. Concluiu em 1982 curso de especialização em Economia e Política da Comunicação pela Universidade de Brasília. Cursa, desde 2021, o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, na linha de pesquisa Conhecimento e Profissão, desenvolvendo uma dissertação sobre o perfil do jornalista em Santa Catarina. Faz parte da equipe de pesquisadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) da UFSC.

Entre os livros e capítulos publicados estão as seguintes obras:

  • VALENTE, VICENZI, & CHRISTIANS (organizadores). O Estado: 100 capas. Editora da Unisul, Palhoça (SC), em 2015.
  • VALENTE, C. De Olho na Capital, os dois primeiros anos. Multitarefa, Florianópolis, em 2010.
  • VALENTE, C. A primeira carteira assinada a gente não esquece. In: SARDÁ, MEDAGLIA (organizadores) Loucos e memoráveis anos: o centenário do jornal O Estado. Editora da Unisul, Palhoça (SC), em 2015.
  • VALENTE, C. A imprensa na Grande Florianópolis. In: BALDESSAR, CHRISTOFOLETTI (Org.). Jornalismo em Perspectiva. Editora da UFSC, Florianópolis (SC), em 2005.

FORÇA INSTITUCIONAL

Estão confirmados como apoiadores oficiais do 14º Encontro da Imprensa Catarinense as empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, ACAV, Sindicarne, ICASA, Faesc, Fiesc, Unoesc, Unochapecó, Unimed Chapecó, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BMCL Incorporadora (Residencial Ventura), Produce, Apti Alimentos, ACIC Chapecó, SICOM, Grupo Bugio, Socicam/Voe Xap, Nilo Tozzo Distribuidora Ltda., Sanagiotto  e Feroldi Investimentos Imobiliários, além de CDL Chapecó, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Dalla Cervejaria, Vale do Sol Eventos, Inviolável Chapecó e Prefeitura de Chapecó.

A maior festa da mídia barriga-verde tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação catarinense, incluindo ACAERT, ADJORI, ADI, SINDEJOR, SINAPRO, SJSC, ACESC e APJ/SC.

Reprodução / MB Comunicação

Mais artigos

Últimos artigos