21.5 C
fpolis

Estratégias e conselhos para maximizar a audiência digital

Leia também

Por Jean Felipe de Oliveira

Uma coisa é certa: a forma como as pessoas se relacionam com marcas, empresas e veículos de comunicação mudou drasticamente ao longo dos últimos anos. Não é repetitivo dizer que a atenção das pessoas está fragmentada, dispersa em diversos meios, canais e distrações do mundo moderno. Acordamos com um smartwatch no pulso, pegamos o celular para ver as notificações, ligamos a TV enquanto tomamos café e somos impactados pela mídia exterior a caminho do trabalho. E assim segue uma jornada de muitos impactos e distrações.

Diante deste cenário, despertar o interesse e, principalmente, receber o clique de um leitor para um conteúdo produzido na internet é um grande desafio. Afinal de contas, estamos disputando, pelo menos, com 20 milhões de sites existentes no Brasil. Não bastasse a dificuldade de atrair a atenção do leitor, temos ainda o grande desafio da distribuição e, invariavelmente, a dependência das bigtechs.

Os jornalistas, sejam eles profissionais de veículos de comunicação, agências ou assessorias, estão precisando cada vez mais incorporar em suas habilidades conhecimento de internet e performance digital. No digital, não basta apenas produzir um conteúdo impecável pela ótica do jornalismo, mas é preciso agregar técnicas de otimização para que ele tenha distribuição e performance no ambiente digital.

Neste artigo, trago aos nossos colegas da indústria algumas dicas para serem observadas na hora de produzir um conteúdo para a internet. Essas dicas são fruto da minha experiência como diretor digital e inovação no Grupo ND, especialmente liderando o portal de notícias ND Mais, que gera cerca de 50 milhões de acessos todos os meses.

1. Conheça as fontes de tráfego do seu portal/site/blog

Os meios pelos quais um site gera tráfego são limitados, e você precisa conhecer quais são os mais importantes e, para cada um deles, traçar a estratégia mais adequada. As principais fontes de tráfego na internet são:

  • Orgânico – acessos via buscadores, sendo o mais importante o Google;
  • Direto – quando o leitor digita na barra de navegação o endereço do seu site;
  • Social – oriundo das redes sociais;
  • Referência – quando outro site coloca um link para o seu site; e
  • Pago – quando se paga para gerar o tráfego, como links patrocinados.

Em nossa indústria, o principal é o orgânico, pois é um tráfego mais previsível e “gratuito”. Gratuito entre aspas porque estar entre as primeiras posições no resultado de pesquisa do Google não custa, mas para se colocar lá exige investimento técnico e otimizações que, indiretamente, também custam. Mas, mesmo assim, é a fonte com o melhor custo-benefício existente.

Sabendo disso, as dicas a seguir são válidas para todas as fontes, mas são principalmente relevantes para a origem orgânica.

2. Título, imagem e descrição – cuidado com o Card

Chamamos essa combinação de título, imagem e descrição de Card. Nada mais é do que a prévia do link do seu conteúdo nas plataformas (Google, Facebook, WhatsApp, etc.).

O card acima é do resultado de pesquisa do Google, mas o mesmo acontece para outras plataformas. O card é a porta de entrada do seu conteúdo. O título precisa ser atrativo, a imagem descritiva e a descrição deve somar ao título e não repetir a mesma coisa. Agora, fazer isso sem entregar demais e aguçar o interesse do leitor exige criatividade.

3. Palavras-chave e termo de pesquisa

Gosto de dizer que o Google é um grande concentrador de intenções. As pessoas vão até o Google para buscar algo, seja um produto ou informação. Essa busca, que chamamos de termo de pesquisa, é crucial para a estratégia de posicionamento do nosso conteúdo no resultado de pesquisa.

Para isso, os conteúdos para a internet que produzimos devem observar como os usuários da internet vão procurar por aquele conteúdo que estamos produzindo. Busque elencar de 1 a 3 palavras-chave, que refletem o termo de pesquisa, e as inclua no seu título, descrição e também no corpo do conteúdo. Isso ajudará o Google e as outras plataformas a entender do que estamos falando.

4. Experiência de leitura

A experiência do leitor ao ler o conteúdo no seu site é crucial. Isso se deve tanto ao aspecto das plataformas, que desejam entregar um conteúdo agradável e proporcionar uma boa experiência, quanto ao próprio leitor, que se sentirá mais confortável lendo o conteúdo em uma página organizada e bem estruturada.

Para oferecer uma boa experiência, é essencial formatar o conteúdo de maneira visualmente atrativa, ter poucos anúncios na página e utilizar imagens.

5. Aprenda sobre performance digital

Alguns anos atrás, eu diria para você aprender sobre SEO, que é a habilidade de otimizar o conteúdo para buscadores. Mas, hoje, isso não é suficiente. Profissionais de jornalismo que desejam ter sucesso no digital também precisam aprender sobre aspectos mais amplos relacionados à performance, como plataformas digitais e estratégias de distribuição. No entanto, começar a aprender sobre SEO é um excelente primeiro passo.

Em resumo, este é um guia útil para enfrentar o desafio de gerar audiência na internet. Isso se soma ao fato de que, na internet, não se trata apenas do que queremos ou achamos importante produzir, mas sim do que o usuário realmente deseja. Busque entender o que seu leitor procura; assim, será mais fácil ter sucesso na internet.

O último conselho é: veja-se como um profissional híbrido, entre jornalista e digital. Buscar sucesso no digital é um processo de reinvenção contínua, sempre à procura da próxima verdade, já que as verdades e crenças no digital são muito voláteis. A todo momento, surgem novas tecnologias, mudanças de algoritmo e mudanças de comportamento.

Mas uma coisa nunca muda: a busca por informação relevante nunca vai acabar.

Jean Felipe de Oliveira é diretor digital e inovação do Grupo ND e lidera toda a operação digital do grupo, sendo o ND Mais o principal produto da área. Trabalha há mais de 14 anos com marketing digital e produtos digitais.

Mais artigos

Últimos artigos