23.7 C
fpolis

Como o ChatGPT impactou minha rotina de trabalho

Leia também

Por Alexandre Gonçalves

Em janeiro de 2023, estive num podcast para conversar sobre minha carreira, especialmente sobre os projetos que desenvolvi desde que havia migrado do impresso para o digital, em 2004, e das muitas plataformas e ferramentas que havia usado ao longo da carreira (são 30 anos de profissão este ano). E foi nessa altura da conversa que comentei que estava no meu terceiro mês de usuário do ChatGPT, lançado em novembro de 2022.


Com seu formato de bate-papo, familiar para a maioria dos amigos internautas, a ferramenta da OpenAI ajudou a colocar a Inteligência Artificial de modo muito prático e intuitivo ao alcance de usuários “comuns” que não precisam ter necessariamente um conhecimento técnico aprofundado. Como disse no podcast, minha primeira impressão era que o ChatGPT era um despertador de ideias, ajudando a destravar tarefas e processos criativos.


Corta para março de 2023.


No dia 21, três meses depois do papo no podcast, lancei a edição 0001 da agenteGPT, uma newsletter criada por mim com o objetivo de compartilhar insights, notícias e, principalmente, minha experiência de usuário do ChatGPT. É onde conto o que descobri, o que aprendi, como apliquei, o que criei, o que mudou na minha rotina, e, claro, como enxergo o potencial do ChatGPT para ser mais produtivo, ter mais tempo e gerar novas receitas.


Uma das motivações para criar a newsletter era a carência de novidades no meio digital. Estávamos numa maré de variações sobre o mesmo tema ou modelos, como as redes sociais e suas semelhanças e mais discussões sobre conteúdo do que formato.


A outra motivação era justamente criar um compromisso pessoal para que pudesse aprofundar o uso do ChatGPT na minha rotina e, com isso, adquirir conhecimentos e competências para também abrir novas oportunidades de trabalho (como já ocorreu com produção de pacotes de textos sobre o tema e realização de palestras e oficinas). E está sendo uma ótima experiência até aqui, impactando positivamente na minha rotina de trabalho em home office e de autogestão.


Tempo e produtividade

Trabalho com produção e edição de conteúdo e gestão de produtos digitais, além de manter um guia sobre coworking e, em diferentes etapas da rotina, o ChatGPT tem participado. Planejamento de blogs e redes sociais, criação de briefing, geração ideias para planos de todos os tipos, criação de projetos (experimente escrever um pitch e pedir para o ChatGPT avaliar…), apoio na edição de SEO, análise e revisão de textos, criação de roteiros e propostas, pentear releases…


E por tudo isso posso dizer que 2023 marca uma virada no meu modelo de trabalho, que sempre foi focado na autogestão para atender diferentes cliente e demandas, no planejamento semanal de todas as tarefas e na gestão de tempo (tive pressa, agora tenho tempo, mirando na semana de 4 dias 🙏).


Posso dizer que o ChatGPT turbinou minha autogestão.
Minhas tarefas são concluídas mais rapidamente, tenho mais tempo para me concentrar em outras coisas (voltar para a universidade, por exemplo) e, acima de tudo, estou no controle de verdade da minha rotina, sem deixar de atender as demandas de todos os meus clientes.


✍️ Exemplo: me concentro numa tarefa mais complexa e ao mesmo tempo deixo o ChatGPT rodando com outras tarefas mais “mecânicas” (pesquisas de pautas, planejamento, resumos, estruturas de textos, briefings…). Ou seja, mais de uma tarefa é realizada (uma por mim e outra pela IA), gerando uma economia de tempo que faz com que eu possa reduzir minha carga de trabalho do dia e até da semana!


Não peça, interaja!

Por trás disso, está a forma como tenho interagido com a IA. Este tem sido o segredo para agilizar minhas tarefas e melhorar minha autogestão. Sabe aquela máxima sobre “jornalista que fica satisfeito com a primeira resposta está na profissão errada”?


A chave para obter resultados de qualidade com o ChatGPT tem sido justamente a estratégia de “esticar a conversa”. Isso significa dar mais informações, ser mais completo e específico em suas solicitações. Quanto mais contexto, melhores serão as respostas. É meu mantra: não peça, interaja!


E aqui está outra certeza: não existe um “prompt perfeito”. Cada interação é única e o que funciona em uma situação pode não funcionar em outra. O importante é estar disposto a testar, redefinir e filtrar as solicitações. O ChatGPT é uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, a eficácia depende de como você a usa.


Entender isso fez toda a diferença. Conhecer prompts é ótimo, ajuda, mas é a forma como você interage com a IA que te entrega os melhores resultados e te faz ser um usuário melhor, que não aceita a primeira resposta e mantém um olhar crítico sobre o que deseja e o que recebe.


E seja sempre o editor da IA: o texto final é sempre do humano na relação…


A revolução dos GPTs customizados

Os resultados acima consegui usando a versão gratuita, mas assinei a versão plus assim que foi liberada no Brasil, em maio. E não faltam bons argumentos para investir US$ 20 mensalmente. O modelo GPT-4 tem melhor raciocínio e a interação pode incluir o envio de arquivos (PDFs e imagens, por exemplo) complementando ou sendo base para o prompt.


Mas o melhor veio em novembro passado, com o lançamento do construtor de GPTs customizados. Trata-se de ir além do acesso ao ChatGPT e do envio de um prompt na esperança de uma resposta pronta.

A personalização da autonomia ao usuário para refinar o uso da IA e dessa forma é atender demandas muito mais específicas (para si e para clientes, por exemplo). Você cria um (ou quantos quiser) ChatGPT só seu. Há até uma GPT Store, semelhante às lojas de aplicativos, dentro do ChatGPT Plus, com opções para o que você imaginar – tem redator, gerador de mapa mental, leitor de links, criador de imagens…


Neste primeiro ano da newsletter, ao acompanhar com mais atenção a evolução do ChatGPT, cada atualização e melhoria que expandia suas capacidades, pude evoluir de usuário para também criador de GPTs personalizados, que conseguem ser ainda mais eficientes como assistentes para diferentes tipos de tarefas.


Tenho alguns em modo público na GPT Store (que sempre divulgo nas edições da agenteGPT), mas também tenho aqueles exclusivos, que só eu acesso, criados e treinados para atender demandas de clientes ou tarefas estratégicas como um assistente que organizar tags e perguntas mais frequentes que uso na edição de SEO dos posts que produzo.


E se lá em janeiro de 2023, eu considerava o ChatGPT só um despertador de ideias, posso afirmar que hoje a ferramenta da OpenAI vai muito mais além: é o assistente pessoal que faz a diferença na minha rotina e permite que eu encerre minha semana ao meio-dia de sexta-feira (às vezes até antes) e tenha tempo para me dedicar a tarefas fora da rotina, como escrever esse depoimento…


Aguardo vocês na agenteGPT.

Alexandre Gonçalves é jornalista, com 30 anos de profissão (20 dedicados ao digital), criador e gestor de sites e portais de notícias, criador de conteúdo, especializado em SEO, fundador da agenteINFORMA – conteúdo e produtos digitais, e desde março de 2023 edita a newsletter agenteGPT, onde compartilha insight, notícias e sua experiência de usuário do ChatGPT.

Mais artigos

Últimos artigos