23.7 C
fpolis

Com o objetivo de contribuir no combate aos desertos de notícia no País, Alright Media Tech lança o primeiro guia de suporte ao pequeno e médio publisher brasileiro

Leia também

Dividido em 12 capítulos que endereçam cada qual um desafio de negócio, operacional ou de mercado dessas empresas, o guia “Como Transformar Tendências em Ações” traz recomendações práticas para empresários, empreendedores e jornalistas.

Historicamente, na indústria de comunicação e marketing no Brasil, não se fez até hoje um guia como este “Como Transformar Tendências em Ações”. 

Desenvolvido pioneiramente pela Alright Media Tech, ele está sendo publicado e distribuído num momento particularmente sensível no Brasil, quando se analisa o cenário da indústria de apuração, edição e distribuição de conteúdo editorial local. 

Segundo o Atlas da Notícia 2.0, produzido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, mais da metade dos municípios brasileiros são desertos de notícia. São mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros habitando nessas áreas. 

Deserto de Notícia é um município que não possui veículos de imprensa sediado em sua área geográfica e que carece de acesso à cobertura jornalística do noticiário local. As notícias viraram commodities e o cidadão regional é hoje alvo de um volume crescente de informações cada vez mais fragmentadas e descontextualizadas da sua própria vida e realidade da sua comunidade. Pois é exatamente o pequeno e médio publisher a única solução para o problema. 

Domingos Secco, sócio fundador e CEO da Alright Media Tech, explica porque sua companhia editou o Guia: “Publicidade acontece como resultado de tráfego e engajamento com as audiências do veículo, cada dia mais pautado por dados proprietários. Mas o que realmente pode revolucionar os veículos é o conteúdo que ele produz. Conteúdo é o produto e uma excelente plataforma digital é a loja onde esses conteúdos são vendidos. Nosso guia é um manual para sobrevivência e prosperidade, mas acima de tudo é um roteiro riquíssimo para a inovação.”  

Alright é Google Publishing Partner, certificação que acaba por contribuir técnica e tecnologicamente na missão mercadológica da empresa, pois não apenas assegura a qualidade e eficácia dos serviços prestados, como também proporciona acesso prioritário às soluções mais avançadas do Google para o setor editorial. 

Com essa qualificação e missão em mente, o Guia “Transformar Tendências em Ações” aborda 12 desafios dos pequenos e médios publishers brasileiros e os orienta como enfrentá-los: 

  1. Valorização da cultura local 
  2. Cooperação entre veículos e negócios de publishing 
  3. Como enfrentar o fim dos cookies 
  4. Inteligência Artificial a favor dos negócios 
  5. Influencers como aliados 
  6. Luta contra a desinformação 
  7. Criação de conteúdo originais e humanizados 
  8. Destaque para causas sociais e da agenda ESG 
  9. Integração de canais em plataformas omnichannel 
  10. Transformação vira regra 
  11. Como melhor se relacionar com as grandes plataformas tech 
  12. Como seguir navegando e informando 

“A queda dos investimentos nos veículos de mídia considerados mais tradicionais tem sido recorrente. A migração dos budgets para as plataformas tech digitais é um dos fatores dessa migração. Pois os pequenos e médios publishers brasileiros podem muito bem se aproveitar dessa transformação, assim como se informar mais como utilizar as mais recentes descobertas da Inteligência artificial para otimização de seus custos e receitas”, aconselha Cesar Paz, sócio investidor da Alright, e um dos colaboradores do Guia. 

O Guia “Transformar Tendências em Ações” pode ser encontrado e baixado no endereço: https://alright.com.br/guia-alright 

Fizeram parte de forma contributiva do projeto os seguintes colaboradores: 

Ana Holanda é jornalista, escritora e palestrante. Já passou por redações das editoras Abril e Globo e é ex-editora da revista Vida Simples. Ana ministra aulas de Escrita criativa e afetuosa. É vencedora do Prêmio Longevidade e autora dos livros “Como se Encontrar na Escrita” e “Minha Mãe Fazia”. 

Anna Paula é secretária-adjunta de comunicação do governo do Rio Grande do Norte. Como jornalista e Mestra em Estudos da Mídia, já atuou como professora universitária, gerente de comunicação & marketing, repórter de TV, produção de conteúdo para redes sociais, assessoria de comunicação e eventos. 

Daniela Benoit é fundadora do Manas, um coletivo de networking de executivas negras, que fomenta a inserção e equidade de pessoas pretas no mercado de trabalho. Tem experiência na indústria publicitária on e offline e já atuou como mediadora e negociadora em agências e departamentos comerciais de editoras. 

César Paz é mestre em Design Estratégico, empreendedor, mentor de empresas e professor universitário. Além de ser fundador do Ecosys-Ecossistema Criativo, do coletivo POA Inquieta e cocriador da Eyxo Content Co, é presidente do Conselho de Administração da Alright. Tem habilidades em Estratégia de Marca Digital, Gestão de Projetos Web e Transformação Digital. 

Elaine Silva é sócia diretora da Agência de Notícias Alma Preta Jornalismo e fundadora da Black Adnetwork. É diretora financeira e consultora administrativa financeira em diversas empresas como Instituto Matizes, Nós Mulheres da Periferia, Diver.ssa. Conselheira nas organizações Tornavoz, Alafia e Diversa Com. 

Etienne Du Jardin é empreendedora, co-fundadora de sete empresas, entre elas estão a Mimo Live Sales e a Hytag Digital Dynamics. Atua como professora na Faculdade de Informática e Administração Paulista e é chefe de operações e membro do Conselho da Rise New York & Partners e conselheira da Pipeline Capital Tech. 

Gabriel Mazzutti é líder de Addressability na LiveRamp, no Brasil. Tem experiência em Desenvolvimento de Negócios e Parcerias, na indústria de AdTech e tecnologia. É especialista em Marketing Digital, B2B, SaaS, com conhecimento em SSP, DSP, retenção e aquisição de clientes para Grandes Contas e PME. 

Greta Paz é jornalista, co-founder e CEO da Eyxo, empresa que trabalha com marcas globais como Didi e nacionais como 99, Stone, Banco24Horas e Panvel. Em 2019, Greta foi escolhida como uma 30 Under 30 da Forbes. 

Maurício Sirotsky é sócio fundador da RBS Ventures, empresa de media for equity, com investimento em startups e empresas inovadoras, e também da Pulso Creators, empresa de marketing de influência com foco no sul do país. Também é fundador da Maromar investimentos. 

Juliana Guimarães é gerente de parceria de canais na Google, equipe que é responsável pelo relacionamento com publishers. Tem formação em Marketing Digital e possui experiência em vendas de publicidade, gerenciamento de contas de mídia, pós-vendas, desenvolvimento de negócios, marketing de performance, entre outros. 

Marlise Brenol é Doutora em Comunicação e Informação e professora universitária. Além disso, é sócia da Cartola – Agência de Conteúdo. Como pesquisadora, tem interesse na intersecção entre comunicação e sociedade, na democracia digital, com foco em transparência pública, e nos desafios do jornalismo digital. 

Natália Leal é jornalista e diretora executiva da Lupa, plataforma de combate à desinformação. É especialista em gestão de recursos humanos e cursa especialização em gestão empresarial. Já atuou como editora assistente, coordenadora de produção e repórter, passando por diversas redações do Brasil. 

Pyr Marcondes é jornalista, escritor, profissional de marketing, consultor, investidor e escritor. Como repórter, atuou em revistas, jornais e televisão. Atualmente, é sócio Sênior na Pipeline Capital Group, com operações na América Latina, Europa e Estados Unidos. Está associado a diversas startups e empresas. 

Rafael Martins é fundador da Share, empresa de educação para o mercado de comunicação. É professor e ministra cursos em diversas universidades. É colunista em rádio e televisão, onde aborda sobre educação e tecnologia. Tem experiência com mercado de educação, comunicação e marketing. 

Rafael Silva é Gerente Sênior de Soluções Globais da AB (Anheuser-Busch) InBev. Tem formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. É gestor de produtos e projetos digitais. Realiza planejamento de marketing, desde criação e UX, até desenvolvimento tecnológico e análise de resultados. 

Sobre a Alright 

Maior e mais conceituada startup de mídia tech 100% brasileira com o propósito de transformar veículos de notícias locais em negócios digitais de sucesso. A companhia se posiciona como um agente dinâmico de transformação, acelerando sites de notícias locais e incentivando mudanças que refletem na diversidade e no progresso das comunidades. O objetivo da companhia é desenvolver pelo menos um veículo influente em cada uma das 558 microrregiões do Brasil, formando a maior e mais distribuída rede de produção de conteúdo e inteligência de dados do país. A Alright é Google Publishing Partner, certificação que não apenas assegura a qualidade e eficácia dos serviços da companhia, como também proporciona acesso prioritário às soluções mais avançadas do Google para o setor editorial. Ainda como upside dessa relação com o Google, a Alright atua com centenas de sites internacionais na maximização de sua receita de publicidade por meio de conexões estratégicas. 

Mais artigos

Últimos artigos