16.5 C
fpolis

Abraji oferece treinamento gratuito de segurança física para jornalistas

Leia também

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) acaba de disponibilizar em uma plataforma on-line um treinamento gratuito de segurança física voltado para jornalistas de todo o Brasil. O curso foi ministrado pela RPS Training Solutions, empresa inglesa especializada em proteção, segurança e treinamento médico, e originalmente oferecido em junho deste ano a 50 jornalistas, escolhidos com base em critérios de gênero, raça e região.
Os jornalistas selecionados para o treinamento, além de receberem formação para enfrentar situações de violência, tinham como missão compartilhar os conhecimentos e lições com outros profissionais da área. O curso, que teve duração de dois dias, agora está disponível no canal do YouTube da Abraji.
O conteúdo está dividido em cinco módulos: Planejamento e preparação; Vigilância; Primeiros socorros; Conhecimento sobre coletes e armas; e Gerenciamento de conflitos. 
As aulas abordam vários aspectos que envolvem executar um pauta de risco, como, por exemplo, estabelecer os limites de segurança, quais cuidados são necessários para evitar vigilâncias e perseguições, noções básicas de primeiros socorros para controlar ferimentos e outros incidentes, as diferenças entre os tipos de arma, bem como maneiras de se proteger de disparos, além de como lidar com situações de conflito durante a cobertura jornalística.
“Ao disponibilizar a gravação desse curso, o objetivo da Abraji é permitir que mais jornalistas e comunicadores se preparem para lidar com a violência, que infelizmente tem marcado o exercício da profissão”, afirma a presidente da Abraji, Katia Brembatti. 
Dos 353 casos de violações à liberdade de imprensa que a Abraji registrou em 2022, 81 se referem a episódios graves, como violência física, destruição de equipamentos, ameaças e assassinatos. “Esperamos de alguma forma mitigar os danos causados por essa onda de ataques”, completou Katia.

Reprodução / Portal Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Link para o treinamento: https://www.youtube.com/playlist?list=PLd76UQ8_K_EUZQ3JwGPnT19I9vB5RYTNn

Link para o portal: https://abraji.org.br/

Mais artigos

Últimos artigos