23.3 C
fpolis

Regulamento – 2º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo

Leia também

Art. 1º – O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo tem por objetivo promover a liberdade de imprensa e estimular o trabalho dos profissionais e dos estudantes de Jornalismo de Santa Catarina nas diversas áreas de jornalismo, independentemente da plataforma. 

 § 1º. – O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo possui um Grupo Gestor do Prêmio, responsável por tomar as decisões operacionais e resolver os casos omissos deste Regulamento. Todas as ações do Grupo Gestor estão submetidas à Diretoria Executiva da Entidade.

§ 2º. – A Segunda Edição do Prêmio ACI OCESC irá premiar as seguintes categorias individualmente:

CATEGORIAS:

  1. Reportagem em texto: Reportagem ou notícia escrita em plataformas impressa ou online, com publicação única ou em série – Envio de link ou documento em PDF
  2. Reportagem em vídeo: Reportagem, notícia, séries de reportagens veiculadas em formato de vídeo – Envio de link da reportagem e/ou do Youtube
  3. Reportagem em áudio: Reportagem, notícia, podcast, série de reportagens veiculadas em formato de áudio – Envio de link da reportagem e/ou do SoundCloud  
  4. Fotojornalismo: Imagem individual ou sequência de até 3 imagens individuais, independentemente da plataforma, que tenha sido publicada – Envio de link ou arquivos em PDF ou .jpeg da(s) imagem(ns) publicada(s)
  5. Jornalismo Visual: Planejamento Gráfico, Infográfico, Primeira Página, Diagramação de Impresso ou Multimídia, Ilustração ou charge, independentemente da plataforma que tenha sido veiculada – Envio de link ou arquivo em PDF ou .jpeg
  6. Jornalismo Universitário: Reportagem ou notícia em texto, vídeo, áudio ou foto, independentemente da plataforma que tenha sido veiculada–Envio de link da reportagem, do YouTube, SoundCloud ou documento em PDF ou .jpeg 
  7. Cooperativismo: Reportagem ou notícia em texto, vídeo, áudio ou foto, independentemente da plataforma que tenha sido veiculada, tendo como tema o Cooperativismo – Envio de link da reportagem, do YouTube, SoundCloud ou documento em PDF ou .jpeg 

§ 3º. A mesma matéria não poderá concorrer em categorias diferentes. No caso da matéria ser inscrita em mais de uma categoria, será considerada válida a primeira inscrição registrada no sistema do prêmio e as demais inscrições serão canceladas sem que seja necessário confirmar com o participante em qual categoria ele deseja inscrever o seu trabalho.

§ 4º. É vedada a inscrição aos integrantes do Conselho, Diretoria e Diretoria Executiva da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

§ 5º. Independentemente de inscrição, a Direção do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo atribuirá um Prêmio Especial a profissionais, veículos de comunicação ou instituições, em atividade em Santa Catarina com relevante contribuição para a imprensa catarinense.

Art. 2º – Os prêmios serão conferidos a jornalistas registrados na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE). Ou seja, a entrega do prêmio estará condicionada, nas categorias profissionais, ao envio, por parte do participante do prêmio, da comprovação do Registro Profissional. O prêmio na categoria Jornalismo Universitário será conferido para estudantes que comprovem que estavam matriculados em um curso de Jornalismo de Santa Catarina quando da veiculação do trabalho inscrito.

§ 1º. Os trabalhos apresentados por profissionais ou, no caso da categoria Jornalismo Universitário, por estudantes matriculados em um curso de Jornalismo em Santa Catarina no período de veiculação aceito neste regulamento, devem ter sido publicados ou difundidos no período compreendido entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022. A inscrição é individual, relacionada às informações do profissional inscrito. Caso existam outros profissionais envolvidos, devem estes, obrigatoriamente, ser relacionados como autores adicionais nos campos específicos para tal na ficha de inscrição. Não serão aceitas inclusões após efetivação da inscrição. 

Art. 3º – Só poderá concorrer quem preencher os seguintes requisitos:

a) Ser jornalista registrado na DRTE que apresente o Registro Profissional no momento da inscrição.

b) Ser jornalista com atuação em Santa Catarina, como profissional contratado ou freelancer, ou com produção fora do Estado, desde que o conteúdo inscrito tenha como temática principal assunto relacionado com Santa Catarina.

c) Encaminhar online o(s) trabalho(s), no máximo dois (2) por categoria, com o preenchimento da ficha padronizada de inscrição. Uma sinopse do conteúdo do trabalho deverá ser preenchida no formulário de inscrição online, tendo esta no mínimo 100 (cem) e no máximo 500 (quinhentos) caracteres, disponível no site www.casadojornalista.org/2o-premio-aci-ocesc-de-jornalismo. O jornalista ou estudante que enviar mais de dois trabalhos por categoria terão validados apenas as duas primeiras inscrições, a partir do registro no formulário do prêmio, tendo os demais trabalhos desclassificados de forma automática e sem prévia consulta.

d) Serão aceitas inscrições até as 23h59min do dia 31 de outubro de 2022 pelo site www.casadojornalista.org/2o-premio-aci-ocesc-de-jornalismo.

e) Jornalistas profissionais vinculados a produtoras independentes ou freelancers poderão concorrer desde que atendam o Art. 2º e seus parágrafos. 

f) Os trabalhos das categorias Reportagem em texto, Fotojornalismo e Jornalismo Visual devem ser anexados na ficha de inscrição do link do site em que foram publicadas ou de PDF que comprove a sua veiculação conforme instruções que se encontram no site www.casadojornalista.org/2o-premio-aci-ocesc-de-jornalismo

g) Em Reportagem em Vídeo as matérias, devidamente identificadas na ficha de inscrição, devem conter o endereço eletrônico da emissora/empresa/site que as veiculou, com a respectiva data e com a indicação do tempo de duração. A mídia do trabalho inscrito deverá ser previamente salva em uma conta individual do profissional no Youtube, com visibilidade “Não Listado”. No ato da inscrição, deverá ser informada a “url” do vídeo (endereço da página) no campo solicitado. Não serão aceitas inscrições de playlists, apenas de postagens únicas. 

h) Em Reportagem em Áudio o trabalho inscrito deverá ser salvo previamente em uma conta individual do profissional na plataforma SoundCloud, no ato da inscrição deverá ser informada a “url” do áudio (endereço da página) no campo solicitado. Trabalhos que possuírem mais de um arquivo de áudio deverão ser unificados em 1 (um) único registro do SoundCloud. Não serão aceitas inscrições de playlists, apenas de arquivos únicos. 

i) Em Fotojornalismo, os prêmios destinam-se a trabalhos que façam parte de reportagem ou que, mesmo sem integrar determinada matéria, tenham sido publicados e apresentem reconhecido valor jornalístico. A inscrição da fotografia ou série de fotos será feita independentemente da matéria escrita. Os trabalhos inscritos, em 1 (um) arquivo PDF, com 1 (uma) ou múltiplas páginas contendo a fotografia ou a série de fotos, conforme instruções que se encontram na ficha de inscrição.

j) Na categoria especial Prêmio Especial, a escolha será feita pela Diretoria Executiva da ACI e a Presidência do Conselho Deliberativo. Nessa categoria, não haverá necessidade de inscrição prévia, mas instituições e/ou pessoas interessadas poderão fazer sugestões ou encaminhar à secretaria da ACI, no prazo de inscrição, informações e materiais considerados oportunos.

k) Em Jornalismo Universitário, os inscritos deverão estar devidamente matriculados em cursos de graduação em Jornalismo em Santa Catarina ou comprovarem que estavam matriculados em um curso de Jornalismo no Estado quando da veiculação da reportagem inscrita. Os prazos de inscrição e os períodos de publicação dos trabalhos na categoria Jornalismo Universitário são os mesmos dos prêmios destinados para os profissionais da área. Serão aceitos trabalhos publicados em veículos e/ou projetos universitários de mídia impressa, rádio, TV e web. 

l) Os trabalhos das categorias Jornalismo Universitário e Cooperativismo, que envolvem a possibilidade de inscrição de diversas mídias, devem ser anexados na ficha de inscrição, em um arquivo PDF da página impressa ou digital (contendo a data e a página publicada) ou, no caso de vídeo ou áudio, terem os conteúdos publicados em conta individual do profissional no YouTube ou no SoundCloud, respectivamente, informando a “url” do trabalho em questão, conforme instruções que se encontram na ficha de inscrição on-line. 

m) Os links e PDFs encaminhados devem estar com acesso livre para consulta do Grupo Gestor e do corpo de jurados – ou acompanhados de login e de senha de acesso em caso de publicação fechada para assinantes – para que a inscrição do trabalho seja considerada válida.

Art. 4º – O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo destinará ao primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria profissional e de jornalismo universitário, valor em dinheiro. 

Art. 5º – A Comissão Julgadora será integrada por jornalistas de reconhecida experiência, por profissionais indicados por entidades do ramo jornalístico, professores universitários de jornalismo e convidados pela ACI.

Art. 6º – Os trabalhos inscritos no Prêmio ACI OCESC de Jornalismo passarão por uma fase de pré-seleção pelo Grupo Gestor do Prêmio, com apoio de membros da Diretoria da ACI. Nesta fase, será checado se os trabalhos atendem aos critérios do regulamento e será feita uma triagem técnica conforme os critérios de relevância, qualidade, profundidade, originalidade, execução/estilo. Os trabalhos pré-selecionados serão, em seguida, avaliados pela Comissão Julgadora escolhida para avaliar as sete categorias do Prêmio.

§ 1º – Não poderão concorrer ao Prêmio ACI OCESC de Jornalismo profissionais que forem jurados de qualquer das categorias ou que integrem a Comissão Julgadora das Categorias Profissionais. 

Art. 7º – As instruções para inscrição online de cada categoria estão disponíveis no site www.casadojornalista.org/2o-premio-aci-ocesc-de-jornalismo. A submissão correta é de única e exclusiva responsabilidade do candidato que deverá verificar o status do trabalho inscrito na tela de confirmação exibida após o preenchimento e/ou através da checagem do envio de e-mail de confirmação da inscrição. 

Art. 8º – Para cada categoria, Profissional ou Universitária, serão convidados, no mínimo, três jurados, segundo os critérios já apresentados. Cada jurado receberá um login e senha individuais e avaliará cada um dos trabalhos da categoria com base em 5 critérios de avaliação, a saber: relevância, qualidade, profundidade, originalidade, execução/estilo, atribuindo uma nota de “zero” a 10 para cada trabalho. Ao final, cada trabalho receberá uma nota final com base na média das avaliações. Essa nota final, em sentido decrescente, será a classificação dos trabalhos na categoria. 

Art. 9º – Havendo empate na nota de dois ou mais trabalhos numa mesma categoria, cabe ao Grupo Gestor do Prêmio ACI OCESC consultar os jurados da categoria para que o grupo volte a avaliar os trabalhos concorrentes. 

§ 1º. – Não havendo a possibilidade de consultar novamente os jurados, o Grupo Gestor do Prêmio ACI OCESC, em conjunto com a Diretoria Executiva da ACI, ordenará os trabalhos concorrentes e resolverá o empate. 

§ 2º. – Havendo mais de uma inscrição da mesma matéria, conforme § 5º do Art. 1 deste regulamento, será considerada a que for inscrita cronologicamente primeiro, havendo a desclassificação das demais. 

Art. 10º – Todos os participantes do Prêmio ACI OCESC de Reportagem, das categorias Profissionais e Universitária, estarão de pleno acordo com este regulamento a partir do ato de inscrição. Casos omissos serão analisados pela Comissão Julgadora, que é soberana em suas decisões.

Mais artigos

Últimos artigos