23.2 C
fpolis

Papo de Jornalista desta terça-feira (28) aborda pesquisa realizada pelo Atlas da Notícia: um mapeamento do jornalismo local no Brasil

Leia também

Marcelo Crispim Da Fontoura dá mais detalhes sobre o projeto em uma conversa com a Diretora Regional da ACI em Lages, Cláudia Pavão.

Nesta semana o Papo de Jornalista ocorre, excepcionalmente, na terça-feira (28). Quem participa da conversa é o jornalista e pesquisador do Atlas da Notícia, Marcelo Crispim Da Fontoura, além da Diretora Regional da ACI em Lages, Cláudia Pavão. O evento promovido pela Associação Catarinense de Imprensa pode ser acompanhado, ao vivo, nesta terça-feira, dia 28 de setembro, às 19h30, pelo perfil @imprensasc no Instagram.

O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. A pesquisa identifica e mapeia notícias de interesse público, de forma impressa ou digital, e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. O projeto é uma iniciativa do o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab. A primeira edição foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias, e em 2021 chegou à sua quarta edição.

Sobre os convidados:

Marcelo Crispim Da Fontoura é doutor em Comunicação Social pela PUCRS, com estágio de doutorado-sanduíche na Northwestern University, nos Estados Unidos. Professor de Jornalismo Digital e de Dados na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS desde 2015, onde atuou também como pesquisador no Ubilab, Laboratório de Convergência e Ubiquidade Midiática. Pesquisador da Região Sul do Atlas da Notícia e consultor da International Fact Checking Network. Alumnus do International Center for Journalists, tem experiência em produtos digitais, estratégia digital e startups, com foco em métricas e data literacy.

Cláudia Pavão é jornalista, pedagoga, e tradutora/Inglês. Sócia e editora web do jornal Folha da Serra, em Lages, por 20 anos atuou no jornal Correio Lageano como repórter, editora executiva e editora web. Com mais de 25 anos de atuação na Comunicação, tem experiência com apresentação de telejornal (SBT), apresentação de cerimonial, assessoria de imprensa e elaboração de projeto gráfico.

Sobre o Papo de Jornalista:

Promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), o Papo de Jornalista tem o objetivo de trazer discussões e conhecimentos relevantes para os profissionais da área. É realizado todas as quintas, às 19h30, no perfil @imprensasc no Instagram. Desde maio, já foram realizadas lives sobre inovação, fake news, incentivos fiscais, mercado de eventos, jornalismo hiperlocal, jornalismo econômico, alcance do conteúdo digital, empreendedorismo na universidade, charge, reportagem, fotografia, literatura, comunicação pública, corporativa e jurídica, liberdade de expressão, agências de comunicação e startups de jornalismo.

Mais artigos

Últimos artigos