27.4 C
fpolis

ACAERT celebra Dia Nacional do Rádio com série de ações nas escolas catarinenses

Leia também

No 25 de Setembro comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Rádio. A data é uma homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro” e fundador da primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923. Mas a primeira transmissão radiofônica do Brasil aconteceu um ano antes, no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Em comemoração a data em Santa Catarina, a ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, mobilizou suas emissoras associadas em uma grande ação que começou no último dia 20 e segue até este sábado (25). Com o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”, o evento marca a celebração da Semana Estadual do Rádio, que entrou oficialmente para o calendário de eventos de Santa Catarina, após aprovação de projeto de lei.

Uma das ações envolve uma mobilização das emissoras associadas da ACAERT nas redes pública e particular de educação em todo o estado. A proposta “Rádio na Escola” convida estudantes, de 10 a 15 anos, a navegarem pelo fantástico mundo do rádio com bate-papos, oficinas, palestras e brindes personalizados para o evento. Além disso, em uma cabine caracterizada como o estúdio de uma emissora de rádio, eles puderam desenvolver e gravar um podcast com o tema: “Você pode!cast”.

O presidente da ACAERT, Silvano Silva comemora o momento: “São dezenas de sementes plantadas no coração dos jovens sobre o interesse pelo rádio e tudo o que envolve essa paixão. Quem sabe, futuros profissionais que contribuirão para manter sempre acesa a chama do rádio, com seu poder extraordinário de se reinventar”. Ele acredita que a Semana Estadual do Rádio é uma grande oportunidade para valorizar e reconhecer a importância do veículo para a sociedade.

Grupo Verde Vale de Comunicação no Colégio Técnico de União da Vitória (Reprodução ACAERT).

Além da proposta de intervenção nas escolas, a ação contou ainda com a participação de 258 emissoras de rádio associadas da ACAERT, que receberam camisetas, copos, cartazes e folders e veicularam spots, jingles e vídeos alusivos à data, como o vídeo oficial da campanha, disponível no YouTube da Associação e que você pode conferir aqui.

A presidente da ACI, Déborah Almada, comemora a data e elogia a iniciativa da ACAERT. “Parabenizo os profissionais de rádio de Santa Catarina e também a ACAERT pelo brilhante trabalho que realiza no estado e pela Semana Estadual do Rádio. Desejo muito sucesso nas atividades promovidas, em especial as atividades que levam o universo do rádio para as escolas, para que crianças e adolescentes tenham contato com esse universo fascinante. O rádio é, com certeza, o veículo mais democrático que temos.”

Rádio Guarujá na Escola de Educação Básica Costa Carneiro (Reprodução ACAERT).

Repórter: Amanda Brandalize / Informações sobre a Semana Estadual do Rádio divulgadas pela Assessoria de Imprensa da ACAERT.

Mais artigos

Últimos artigos