19.4 C
fpolis

Ícone do Jornalismo Esportivo Catarinense, Mário Medaglia será homenageado no Encontro da Imprensa Catarinense

Leia também

Há 50 anos narrando o esporte catarinense, o jornalista Mário Medaglia será homenageado no 13O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, programado para o dia 6 de agosto, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó. A comunicação foi feita hoje pela presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista Déborah Almada e pelo coordenador do evento e 1º vice-presidente Marcos A. Bedin.

O Encontro fará parte da programação dos 90 anos de fundação da ACI e consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoçode confraternização reunindo cerca de 500 profissionais de comunicação de todo Estado. A iniciativa é da agência de comunicação empresarial MB Comunicação e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Profissionais de todas as áreas da comunicação participarão do encontro – jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, influenciadores digitais, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI. Na ocasião serão homenageados os profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação. Os candidatos a esse reconhecimento devem ser indicados até 30 de maio próximo.

O evento envolve todo o trade comunicacional e tem o apoio das entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação de Diários do Interior de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC (SJSC) e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).

50 ANOS DE ESPORTE

Mário Medaglia é jornalista formado em 1971 pela Famecos (Faculdade dos Meios de Comunicação) da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foi repórter da Editoria de Esportes do jornal ZERO HORA, em Porto Alegre. Tem intensa atuação profissional em território barriga-verde desde a década de 1970. Foi um dos fundadores do Jornal de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, no segundo semestre de 1971. Repórter e editor de Esportes no Jornal O Estado, em Florianópolis, de 1972 a 1984, voltando a trabalhar no jornal na década de 90. Trabalhou como repórter na sucursal da Cia Jornalística Caldas Júnior, em Florianópolis (jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha da Manhã e Rádio Guaíba), de 1974 a 1980.

Mário Medaglia é jornalista formado em 1971 pela Famecos (Faculdade dos Meios de Comunicação) da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) (Foto: arquivo pessoal).

Em seus 50 anos de profissão também foi comentarista esportivo da Rádio/TV Cultura de Florianópolis, em 1980; chefe de Redação na RBS TV, em Brasília, em 1986; editor no Diário Catarinense, em Florianópolis, em 1990; correspondente da Revista Placar em Santa Catarina, responsável pela publicação de destacadas matérias, divulgando o esporte catarinense para todo o Brasil; comentarista esportivo na Rádio CBN, em Florianópolis, em 1987/1988.

Em 2000 ingressou como gerente de Comunicação da Fesporte (Fundação Estadual de Esportes), onde permaneceu até de 2007. Outras atividades: colunista do jornal A Notícia, de Joinville, em 2004; comentarista esportivo da TV Cultura, em Florianópolis, em 2005 e 2006; colunista de esporte do Diário do Litoral/Itajaí, de 2007 a 2009; repórter e coordenador de equipes do Jornal de Santa Catarina, jornal O Estado e da Fesporte nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 34 edições (das 55 já realizadas), além de participações como free-lancer.

Mário Medaglia (Foto: arquivo pessoal).

Respondeu pela assessoria de Imprensa dos seguintes órgãos: FCDU (Federação Catarinense do Desporto Universitário), Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Banco Nacional de Crédito Cooperativo (Gerente de Comunicação, em Brasília). 

Mário Medaglia tem intensa atuação profissional em território barriga-verde desde a década de 1970 (Foto: arquivo pessoal).

Outras atividades: membro do Conselho Estadual de Esportes, como representante da Acesc (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina), de 2012 a 2015 colunista esportivo do jornal Notícias do Dia (Florianópolis), em 2014 e 2017; colaborador do programa “Papo de Redação” da Rádio Guarujá (Florianópolis), de 2014 a 2016. Criador e autor do Blog “BATENDO FORTE”.  Co-autor do livro “O ESTADO – 100 Capas”, lançado em 2015, com coletânea das capas com maior destaque na história centenária do jornal. Cronista do livro “Loucos e Memoráveis Anos – O Centenário do Jornal O ESTADO”, lançado em 2015, com coletânea de textos dos mais destacados jornalistas catarinenses.

Mário Medaglia foi agraciado pela Medalha de Mérito Virgílio Várzea concedida, em 2016, pela Câmara Municipal de Florianópolis e Destaque Esportivo concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2017.

Mário Medaglia tem intensa atuação profissional em território barriga-verde desde a década de 1970 (Foto: arquivo pessoal).

Mais artigos

Últimos artigos