23.2 C
fpolis

Heródoto Barbeiro e Miriam Leitão participam do lançamento do 2º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Leia também

Evento, dia 7 de junho, tem apoio da FECAM e será transmitido ao vivo para todo o Estado

Os jornalistas Heródoto Barbeiro e Miriam Leitão terão participação especial no lançamento da 2ª edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, promovido pela Associação Catarinense de Imprensa. O evento vai abordar a cobertura jornalística nas eleições de 2022.

O lançamento será no dia 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. O evento terá formato híbrido, com realização a partir das 17h no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), junto à sede da FECAM (Federação Catarinense de Municípios), e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FECAM.

O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo distribuirá prêmios em dinheiro nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Jornalismo Visual, Jornalismo Universitário e Cooperativismo. Os primeiros lugares em cada categoria receberão também um troféu impresso em 3D.

“Temos pela frente uma eleição histórica e entendemos que o lançamento deste prêmio, que reconhece o trabalho do repórter, será uma oportunidade única de ouvir o que pensam sobre este cenário dois grandes profissionais do jornalismo no Brasil”, disse a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada.

Sobre os convidados

Heródoto Barbeiro é jornalista do R7, Record News e Nova Brasil FM, além de autor de vários livros de jornalismo. Começou a carreira jornalística na TV Gazeta e na Jovem Pan. Participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo. É mestre em História pela Universidade de São Paulo, jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e direito na FMU, além de professor emérito da ESPM. Na TV Cultura, apresentou vários programas, entre eles o Roda Viva. Mantém no YouTube o canal “Por dentro da Máquina”.

Foto: Divulgação

Miriam Leitão é jornalista e escritora, trabalhou em alguns órgãos, desde 1991 está nas Organizações Globo. Recebeu diversos prêmios, entre eles o “Maria Moors Cabot” da Universidade de Columbia e o prêmio por contribuição ao jornalismo da Abraji (Associação Nacional de Jornalismo Investigativo). Tem treze livros publicados. Dentre eles, O “Saga Brasileira” que ganhou o Jabuti do livro do ano de não-ficção em 2012 da Câmara Brasileira do Livro em 2012. Acaba de lançar “Democracia na Armadilha”.

Foto: Divulgação

Sobre o Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Em sua primeira edição, em 2021, o prêmio recebeu a inscrição de 357 trabalhos de 167 jornalistas e 40 estudantes de jornalismo de várias regiões do estado. O júri contou com a participação de 35 grandes nomes do jornalismo catarinense e do Brasil.

A coordenação do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo é dos jornalistas Júlia Pitthan, Edgar Gonçalves e Alessandra Ogeda. As inscrições abrem no dia 7 de junho e serão premiados trabalhos veiculados entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022. É imprescindível ter registro profissional para participar. Todas as informações podem ser acessadas em casadojornalista.org.

Mais artigos

Últimos artigos