20.8 C
fpolis

Feira do Livro terá debate sobre a presença do negro nos meios de comunicação

Leia também

Nilson Bastian / Divulgação

A 19ª Feira do Livro de Joinville será palco do Papo de Jornalista, tradicional encontro promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com profissionais da área, para refletir sobre questões ligadas ao universo da comunicação. É a primeira edição do Papo de Jornalista fora de Florianópolis, onde fica a sede da entidade.

O encontro será no dia 3 de junho, sábado, a partir das 11h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, local da feira. “Lugar de fala: o papel social do jornalista e literato negro” é a pauta do bate-papo, com a presença do historiador Fábio Garcia, autor do livro “Gustavo de Lacerda”, biografia do jornalista catarinense que viveu no início do século 20 e foi o fundador da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A diretora de Igualdade Racial da ACI, Amanda Santos, e o jornalista Cristiano Gomes, repórter da NSC de Joinville, também participam do debate. Após, haverá sessão de autógrafos.

O percentual de jornalistas negros representa 29,9% dos profissionais, ao passo que a proporção de brancos chega a 67,8%, mais que o dobro. O número de amarelos e indígenas também é alarmante. Apenas 1,3% e 0,4%, respectivamente. O levantamento é da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentada em junho de 2022 em parceria com a Retij (Rede de Estudos sobre Trabalho e Profissão) e a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). Em Santa Catarina, são apenas 3,2% de comunicadores. Os dados ilustram, por si, a relevância desse debate para os meios de comunicação, na busca de maior equilíbrio, como também de ações antirracistas e comunitárias no âmbito dos veículos.

OS PARTICIPANTES

Fábio Garcia, Amanda Santos e Cristiano Gomes

Fábio Garcia

Bacharel e licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, doutorando no PPGE/UFSC. Editor da Editora Cruz e Sousa.

Amanda Santos

Formada pela Estácio de São José, a jornalista, com 15 anos de profissão, é diretora de Igualdade Racial da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Trabalhou nas principais emissoras de Florianópolis, nas funções de produtora, repórter e apresentadora. Hoje, atua na NDTV Florianópolis, desenvolvendo pautas de cunho social, como violência doméstica e preconceito, com grande impacto na comunidade.

Cristiano Gomes

Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Desde 2015, atua no telejornalismo com passagens em afiliadas da TV GLOBO. Dentre as principais coberturas, os incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul com produções realizadas para vários telejornais. Em 2021 foi contratado pela NSC TV em Santa Catarina para ser repórter em Joinville. Foi o primeiro negro a apresentar o Jornal do Almoço de Joinville, um grande marco para a região norte do estado. Recentemente participou do programa Encontro com Patrícia Poeta.

Mais artigos

Últimos artigos