14.1 C
fpolis

CoCreation Lab abre inscrições para programa de inovação em comunicação

Leia também

Iniciativa é da Associação Catarinense de Imprensa, em parceria com Sebrae/SC e prevê encontros, oficinas e cursos em formato online e presencial. Inscrições vão até o dia 09 de abril. / Foto: CoCreation Lab (Divulgação)

Profissionais de comunicação interessados em desenvolver projetos inovadores tem até o dia 09 de abril para se inscreverem na segunda edição do programa de pré-incubação CoCreation Lab ACI, iniciativa da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do Sebrae Santa Catarina. Serão selecionadas até 15 ideias de negócio nas áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas, produção editorial, rádio e televisão, mídias digitais e eletrônicas. 

“O PIB criativo movimentou em 2020 a cifra de R$ 217,4  bilhões em todo o País. Existe muita oportunidade para profissionais, inclusive jornalistas, que desejam empreender mas não sabem ao certo como começar”, disse a presidente da ACI, Déborah Almada. Esta será a segunda turma do CocreationLab ACI, uma pré-incubadora  que utiliza metodologia da TXM (Think, Experience, Manage) para ajudar a desenvolver novos negócios. A primeira foi em 2019, também na sede da entidade, em Florianópolis. 

Qualquer pessoa pode participar, mas quem for associado à Associação Catarinense de Imprensa terá vantagem (pontuação extra). Cada proposta poderá contar com uma equipe de até cinco integrantes, incluindo o proponente.

Após a seleção, os pré-incubados terão acesso a encontros, oficinas, cursos, palestras, em formato online e presencial. O processo dura cinco meses e prevê participação de 20 horas semanais por equipe. As inscrições vão até o dia 09.04 e podem ser feitas no site do Cocreation Lab ou no da ACI/Casa do Jornalista

“O Cocreation Lab já ajudou a criar mais de 700 startups em seis estados brasileiros. A metodologia TXM Business oferece toda a estrutura para ajuda a fazer aquela ideia criativa, inovadora, se tranformar em um negócio competitivo no mercado, que tenha longevidade e seja relevante para as pessoas”, diz o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador geral da TXM Methods, responsável pela metodologia usada no Cocreation Lab ACI. 

Conexão direta do ecossistema com o setor de comunicação

Parceiro desde a primeira edição, o Sebrae/SC acredita que o CoCreation representa uma conexão direta do ecossistema de inovação ao mercado de jornalismo e comunicação catarinense. “Esta ação vai contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo dentro do setor da comunicação, fortalecendo o as pequenas empresas que prestam serviços nessa área. Sabemos que empreender nunca é tarefa fácil, por isso, o Sebrae/SC está ao lado do empresário, para apoiar em todo o processo de abertura e gestão de um negócio”, afirma Roberto Tavares, Gerente Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis. 

“A pré-incubação é uma porta para que os jornalistas ‘conversem’ com as metodologias contemporâneas de desenvolvimento de projetos. Hoje, parte significativa da classe é formada por profissionais que querem ou precisam empreender, tem ideias e experiência, mas sentem falta de caminhos, como mentorias e programas de desenvolvimento, para levar estas ideias adiante”, comenta Fabrício Umpierres, diretor de Inovação da ACI e mentor de projetos de comunicação.  

Reprodução / Portal SC Inova

Link para o portal: https://scinova.com.br/cocreation-lab-abre-inscricoes-para-programa-de-inovacao-em-comunicacao/

 

Mais artigos

Últimos artigos