18.3 C
fpolis

Presidente do TRE destaca papel da imprensa no fortalecimento da democracia

Leia também

Foto – Reprodução/ TRE-SC

“A imprensa exerce a função ímpar na nossa sociedade de proteger a informação. E diga-se, informação correta, verdadeira, que contribui para o sempre necessário fortalecimento da nossa democracia”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, ao abrir a Coletiva de Imprensa Eleições em Pauta promovida nesta terça-feira (9), na sede do TRE, em Florianópolis.

O evento, realizado em formato híbrido, reuniu cerca de 300 jornalistas de veículos de comunicação do estado com a Alta Administração do Tribunal. De forma presencial e on-line, os profissionais receberam informações sobre as Eleições 2022 e puderam sanar dúvidas relacionadas ao pleito. Entre os temas abordados estiveram propaganda eleitoral, local e ordem de votação, e-Título (versão digital do título de eleitor), auditorias da urna eletrônica, combate à desinformação e o serviço de chatbot – assistente virtual – criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o WhatsApp, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do assistente virtual é (61) 9637-1078.

No dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitores catarinenses irão às urnas para escolher seus representantes na seguinte ordem: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), senador e suplentes (3 dígitos), governador e vice-governador (2 dígitos), e presidente e vice-presidente da República (2 dígitos). O Portal Eleições 2022 pode ser acessado no site do TRE-SC.  

Ao falar sobre os desafios que estão por vir, o presidente da Corte Eleitoral ponderou que os recorrentes ataques à democracia reforçam a necessidade de sua existência e defesa. “A democracia só existe pela ação constante de quem quer preservá-la. E tenho a mais absoluta certeza de que, neste dia, estou diante daqueles e daquelas que compartilham conosco dessa valorosa função”, dirigiu-se aos jornalistas o desembargador Leopoldo Brüggemann.

No final da coletiva, foi apresentada a Cartilha Dados Eleitorais, contendo os principais temas relativos ao pleito deste ano, incluindo o eleitorado, orçamento, recursos humanos, limites de gastos para candidatos e quantitativo de urnas eletrônicas.

Também foi lançada a série de vídeos Eleições em Pauta para auxiliar o trabalho da imprensa na cobertura do processo eleitoral. O primeiro vídeo trata de temas judiciais como registro de candidaturas, principais alterações legislativas e denúncias de ilícitos eleitorais. O entrevistado é o secretário judiciário do Tribunal, Maximiniano Sobral.

Acesse o material já disponível no canal do TRE-SC no YouTube, onde também é possível conferir a íntegra da coletiva desta terça-feira.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Mais artigos

Últimos artigos