21.5 C
fpolis

Posfácio Podcast lança reportagem em áudio sobre impacto da enchente no RS na literatura e a história de pessoas que trabalham para salvar os livros

Episódio especial narra impacto da crise climática para cultura e o trabalho de recuperação de obras raras e históricas realizado Laboratório de Conservação e Restauração da UFSC

Leia também

A enchente de 2024 gerou perdas irreparáveis para a população e a história do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição que incluiu parte do patrimônio literário e cultural do estado. Após os primeiros socorros, iniciou-se a difícil tarefa de avaliar e recuperar documentos históricos, obras raras e livros essenciais para a cultura nacional e regional. Em meio a essa mobilização, surge uma história que atravessa fronteiras: em episódio especial, disponível nas plataformas de streaming, o Posfácio Podcast narra como a enchente ameaçou acervos literários valiosos e a relação das pessoas com os livros. Ouça aqui.

O Posfácio é um projeto independente de jornalismo cultural do Posfácio Hub de Jornalismo, criado em Florianópolis, em 2021, pelas jornalistas Carol Passos e Stefani Ceolla. O documentário em áudio “Literatura Submersa” tem como ponto de partida as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024, afetando a vida de mais de 2 milhões de pessoas. Entre elas estão figuras como a escritora porto-alegrense Julia Dantas, finalista dos prêmios Açorianos e São Paulo de Literatura, e o bibliotecário Jean Teodomiro dos Santos, de Camaquã, que viram a matéria-prima de seu trabalho se perder na catástrofe climática.

Editoras, sebos e livrarias também tiveram seus estoques tomados pela água. Nas bibliotecas públicas do estado, mais de 100 mil livros foram danificados. Em Santa Catarina, enquanto as águas ainda subiam no estado vizinho, o professor Cezar Karpinski, coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), percebeu a gravidade da situação e iniciou em maio uma rede de esforços para salvar obras essenciais no registro da história local e nacional.

“São eles, os livros, que irão contar a história dessa calamidade, que não sabemos até que ponto pode ser chamada de tragédia”, comenta a jornalista Stefani Ceolla, responsável pela reportagem e roteiro de “Literatura Submersa”.

É essa a narrativa que o Posfácio Podcast apresenta neste episódio especial, disponível nas principais plataformas de áudio e no YouTube. Dedicado às vítimas das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul e a todos que trabalharam para salvar vidas e recuperar a história, o episódio propõe uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural em meio a desastres ambientais.

Sobre o Posfácio Podcast

Criado em 2021, o Posfácio Podcast incentiva a leitura, democratiza o acesso à literatura e amplia a diversidade das vozes que discutem o tema. Idealizado pelas jornalistas catarinenses Carol Passos e Stefani Ceolla, o projeto conta com sete temporadas, incluindo a série especial Literatura Catarinense, lançada em 2024 e premiada em segundo lugar na categoria áudio pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Renomados autores, como Jeferson Tenório, Paulo Scott, Aline Bei, Giovana Madalosso e Eliana Alves Cruz, já participaram do podcast. Em 2024, o Posfácio foi selecionado para o programa Acelerando Negócios Digitais, da Meta, em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ), e pelo Google News Initiative. Além do podcast, conta com a newsletter podacastposfacio.substack.com. O projeto é financiado por doações de ouvintes por meio da plataforma apoia.se/posfaciopodcast. Saiba mais aqui.

Mais artigos

Últimos artigos