26.5 C
fpolis

Osmar Schlindwein receberá homenagem na entrega do 2º Prêmio ACI de Jornalismo

Leia também

Nome, escolhido pela Diretoria da entidade, foi anunciado nesta terça-feira (7). Cerimônia
de entrega será dia 7 de março, no Tribunal de Contas do Estado

Foto – Reprodução / Arquivo pessoal

Um dos nomes mais importantes da imprensa catarinense, que completa em 2023 sessenta anos de profissão, Osmar Schlindwein será o grande homenageado na categoria especial do 2º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, que confirmou também a cerimônia de entrega dos prêmios no dia 7 de março, no Tribunal de Contas de Santa Catarina. Os vencedores receberão, ao todo, mais de R$ 90 mil em dinheiro.
“Seu Osmar tem o reconhecimento de toda uma geração de jornalistas, com quem sempre teve um convívio amigável e muito respeitoso. É uma liderança que inspira até hoje pela força de trabalho, capacidade de diálogo e defesa da liberdade de imprensa”, disse. O nome foi aprovado por unanimidade pela Diretoria Executiva da entidade.

Osmar Schlindwein ingressou no Jornal O ESTADO em 15 de abril de 1959, como Office boy. Participou de todos os processos que transformaram o veículo no maior jornal de Santa Catarina nas décadas de 70 a 90. Secretário de Redação, Gerente, aposentou-se em 1998 como Diretor Geral. De 1985 a 1988 foi Diretor Superintendente do Jornal de Santa Catarina.
Retornou a O ESTADO no final do ano de 1988.
Foi Diretor da Imprensa Oficial do Estado.
Com sua aposentadoria em 1998, ingressou como Diretor e Sócio da Central de
Comunicação. De 2003, até a venda, em 2008, foi Diretor Corporativo do Jornal A NOTÍCIA.
Também, por um curto período, foi Diretor Geral do Jornal Notícias do Dia.
Foi um dos fundadores da Casa do Jornalista e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina, exercendo diversos cargos de direção nestas instituições.
Eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, foi cassado antes da posse pelo regime militar que governava o País na época. Trabalhou até janeiro de 2023, como consultor de jornais do interior de SC.


Confira a lista dos finalistas da premiação


Sobre a ACI
A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada em 31 de julho de 1932, sob a liderança de Altino Flores. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas. Logo após a Segunda Guerra Mundial, a ACI retornou com o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.


Sobre a OCESC
Com 251 cooperativas registradas, a OCESC cumpre com o seu papel de destaque na
defesa política do cooperativismo catarinense. Além disso, atua em parceria com o Sistema
OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Governo do Estado de Santa Catarina,
Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Assembleia Legislativa do Estado de
Santa Catarina, e entidades públicas federais e estaduais. Grandes conquistas marcam os
51 anos da entidade fundada em 28 de agosto de 1971. Com credibilidade na
representação do cooperativismo catarinense, sempre foi fonte relevante junto aos órgãos
públicos em todos os níveis

Mais artigos

Últimos artigos