14.1 C
fpolis

Curso de Jornalismo da FURB celebra dez anos de aprovação com debate sobre a importância do diploma

Leia também

Logo: Agência Repúblika, do curso de Publicidade e Propaganda da FURB

Em outubro de 2023 o curso de Jornalismo da FURB celebra os dez anos de sua aprovação. Um evento especial está sendo organizado para celebrar a passagem da data. Será dia 20 de outubro, sexta-feira, no auditório do Bloco T da FURB, a partir das 19h. A noite comemorativa contará com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Fábio Bispo, o diretor da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murillo e da presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Déborah Almada. Além disso, todos os jornalistas graduados no curso são convidados a participar desse momento, juntamente com profissionais que atuam no jornalismo da região e a comunidade de modo geral.

Para além da comemoração, a ideia é promover um debate em torno da importância da formação específica em Jornalismo e como essa é uma reivindicação que interessa a toda a sociedade.

“Na sociedade da informação, o exercício do jornalismo exige uma série de competências ligadas às dimensões éticas, técnicas, estéticas, teóricas e tecnológicas. A pergunta que devemos fazer é: a quem interessa a não obrigatoriedade do diploma?”, questiona a coordenadora do curso de Jornalismo da FURB, professora Dra. Magali Moser. “A formação específica é imprescindível para garantir a qualidade da informação e reflete uma luta histórica que ganha ainda mais relevância frente à disseminação de campanhas de desinformação como as que temos acompanhado nos últimos anos”, observa.

O curso de Jornalismo da FURB foi o primeiro do Brasil criado após a publicação da Resolução CNE/CES 01/2013, que instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Jornalismo. Assim, o curso já nasceu com seus objetivos e currículo adequados para a recuperação da especificidade da profissão na academia.

“Parabéns à FURB pela organização do evento e pelos 10 anos de aprovação do Curso que já uma referência de qualidade na formação de futuros jornalistas”, ressalta o diretor da FENAJ, Sérgio Murillo.

Mobilização em favor da formação superior em Jornalismo ganha força em todo o país com o protagonismo da FENAJ

Tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 206/12), que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil. Em 2019, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Em 2012, uma PEC restabelecendo essa exigência foi aprovada no Senado, por ampla maioria de votos. Mas a chamada PEC do Diploma se encontra parada na Câmara dos Deputados. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos de jornalistas de todo o país se mobilizam em torno da aprovação da PEC do diploma. O evento organizado pelo curso representa mais um passo nessa luta, servindo como momento de reflexão sobre a necessidade da formação específica.

“A formação específica é um dos pilares que estruturou a organização da profissão e o exercício do jornalismo no Brasil nos últimos 50 anos. Neste momento, é fundamental que a comunidade acadêmica se junte ao movimento sindical na luta pelo resgate do diploma obrigatório, em defesa da profissão, do jornalismo e do direito da sociedade ser bem informada”, avalia o diretor da FENAJ, Sérgio Murillo.

O evento é gratutio e aberto ao público, mas a organização indica que se fala a inscrição com antecedência. Link para inscrição do evento: https://www.sympla.com.br/evento/dez-anos-do-curso-de-jornalismo-da-furb-a-importancia-do-diploma-na-atuacao-do-jornalismo/2152078

Contatos para entrevistas:
Coordenadora do curso de Jornalimo da FURB – Professora Dra. Magali Moser fone: (47) 99901 9306 – magalim@furb.br

Presidenta do Centro Acadêmico de Jornalismo da FURB, Isabela Gorges (47) 98867 8856

Estudante do curso de Jornalismo e integrante da comissão organizadora do evento, Anna Coirolo (47) 9148 6852

Mais artigos

Últimos artigos