Yan Boechat e Ascânio Seleme falarão sobre jornalismo em evento transmitido pelo canal da ACI no YouTube nesta terça, às 19h30

Dois especialistas em reportagem são os convidados para falar no evento de lançamento do 1º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo 2021, nesta terça-feira, 15 de junho, às 19h30min, com transmissão ao vivo pelo Canal de Youtube da ACI. A experiência da cobertura nos campos de batalha do Oriente Médio e África transformou o carioca Yan Boechat em um dos mais respeitados repórteres no Brasil e no mundo, hoje cobrindo conflitos internacionais para a TV Bandeirantes. Colunista e ex-diretor de redação do jornal O Globo, Ascânio Seleme ganhou três vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais tradicional do país.

Os dois falarão sobre a importância da reportagem a partir das próprias experiências e ambos têm trajetória jornalística associada a Santa Catarina. Seleme foi repórter no Jornal de Santa Catarina na década de 80, e Yan é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

O prêmio

O 1º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo 2021 é uma parceria da Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), que completa 50 anos em 2021. A iniciativa vai reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos veiculados em Santa Catarina entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021. Os detalhes do prêmio, inclusive os valores em dinheiro da premiação, serão anunciados durante o evento.

Além do reconhecimento às melhores reportagens, haverá uma categoria especial com o tema do Cooperativismo, criada para valorizar um setor que impulsiona o desenvolvimento do Estado.

Planejamento

O 1º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo 2021 está sendo planejado desde o início do ano, com a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo jornalista Edgar Gonçalves Jr., diretor de Expansão da Associação Catarinense de Imprensa. Ele já participou como jurado de alguns dos mais importantes prêmios de jornalismo do Brasil e tem no currículo dois prêmios Esso de Jornalismo.

“Este é um momento muito importante na história da Associação, pois valorizar a produção jornalística de Santa Catarina era um desejo de muitos anos da entidade. Faremos isso num momento em que a reportagem e o jornalismo se mostram ainda mais fundamentais. Estamos orgulhosos do trabalho feito, que incluiu meses de estudo das premiações que existem atualmente, definição de critérios rigorosos de seleção e uma parceria com a Ocesc, uma das mais tradicionais e respeitadas organizações de Santa Catarina”, afirma a jornalista Déborah Almada, presidente da ACI.

A partir de 16 de junho, o regulamento ficará à disposição no site casadojornalista.org.

Serviço

Lançamento do 1º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo 2021
Data: 15 de junho
Horário: 19h30
Transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da ACI

Currículos dos convidados

Yan Boechat

Yan Boechat. Foto: divulgação.

O carioca Yan Boechat é repórter há mais de 20 anos e tem seus trabalhos publicados nos principais jornais e revistas do país, além de publicações internacionais como New York Times, NBC News, BBC e Deutsche Welle, entre outros.

Formado na Universidade Federal de Santa Catarina, na última década tem se dedicado a cobertura de conflitos internacionais, com especial atenção ao Oriente Médio e à África.

Ao longo dos últimos anos realizou reportagens em países como Afeganistão, Iraque, Síria, Líbano, Gaza, Palestina, Israel, Egito, Tunísia, Congo, Sudão, Etiópia, Ucrânia, Irã, Turquia, Venezuela, Colômbia, Armênia e Azerbaijão.

É o atual vencedor do Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog na Categoria Fotografia.

Hoje é repórter especial da TV Bandeirantes.

— Ascânio Seleme

Ascânio Seleme. Crédito: Agência O Globo/Divulgação

Ascânio Seleme é colunista do jornal O Globo. Foi repórter no Jornal de Santa Catarina em 1982. Depois trabalhou na TV Manchete, na Revista Isto É e no jornal Gazeta Mercantil. No Globo desde 1988, onde foi repórter, correspondente em Paris, editor-executivo e diretor de redação.

Ganhou três prêmios Esso de Jornalismo, um prêmio OK e outro CNT.

Sobre a ACI

A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada em 31 de julho de 1932, sob a liderança de Altino Flores. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas. Logo após a Segunda Guerra Mundial, a ACI retornou com o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.