17.2 C
fpolis

Câmara de Vereadores da Capital e ACI anunciam volta do Prêmio Dakir Polidoro de Jornalismo

Leia também

Desde 2019, a premiação não ocorria. Indicados serão escolhidos pelo voto de estudantes e profissionais de jornalismo

A Câmara de Vereadores de Florianópolis e a Associação Catarinense de Imprensa anunciaram nesta sexta-feira (28), Dia da Imprensa Catarinense, a volta do Prêmio Dakir Polidoro de Jornalismo. Instituído em 2004, pela Câmara de Vereadores, o prêmio homenageia um dos principais nomes do jornalismo catarinense, que durante anos esteve à frente do “A Hora do Despertador”, da Rádio Difusora de Laguna, programa campeão de audiência.

Os premiados serão escolhidos pela Câmara, a partir de lista sêxtupla encaminhada pela Associação Catarinense de Imprensa. Para seleção dos indicados nas categorias Rádio, Jornal, Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico, a ACI fará pela primeira vez uma votação aberta a estudantes de jornalismo e profissionais da área.

“Este é um reconhecimento importante para a imprensa, que celebra um grande nome da radiodifusão e do jornalismo do Estado, por isso queremos envolver toda a imprensa na indicação dos premiados”, disse a presidente da ACI, Déborah Almada. Ela informou também que a votação estará disponível nos próximos dias no site casadojornalista.org.

O presidente da Câmara, vereador João Cobalchini reconhece a importância do papel realizado pela imprensa perante a sociedade na construção da democracia e da cidadania. 

“Os veículos de imprensa exercem papel relevante perante os cidadãos, pois garantem o direito à informação que se tornou essencial nos dias de hoje, promovendo a reflexão, a crítica e a promoção de debates. Isso fortalece os laços da democracia,” destacou o presidente do legislativo da capital.

Desde 2005, quando foi realizada a primeira votação, cerca de 100 jornalistas já foram premiados. Na última edição, em 2019, os agraciados foram os jornalistas Rafael Faraco (televisão), Clodoaldo Pereira (rádio), Ângela Bastos (jornal), Marco Santiago (repórter fotográfico) e Elson Almeida Coelho Júnior (repórter cinematográfico).

Mais artigos

Últimos artigos