21.5 C
fpolis

Papo de Jornalista desta quinta-feira (22) aborda a charge no jornalismo

Leia também

Os chargistas Clovis Geyer e Zé Dassilva participam do 11º bate-papo desta edição, com mediação do Diretor de Economia Criativa da ACI, Luiz Salomão Ribas Gomez.

Nesta semana, os convidados do Papo de Jornalista vão falar um pouco mais sobre charge. A live acontece nesta quinta-feira, dia 22/07, às 19h30 e pode ser acessada pelo perfil @imprensasc no Instagram. O evento é uma realização da Associação Catarinense de Imprensa e trará uma conversa com os chargistas Clovis Geyer e Zé Dassilva, mediada pelo Diretor de Economia Criativa da ACI, Luiz Salomão Ribas Gomez.

Sobre os convidados:

Clovis Geyer é professor do curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado pelo Curso de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC onde desenvolveu o CD multimídia “O Ensino do Webdesign Aplicado ao Jornalismo”. Colaborou com charges e ilustrações para o jornal Zero Hora e Folha da Manhã e ilustrou livros infantis para a Editora Kuarup, em Porto Alegre. Publicou quadrinhos em editoras de Santa Maria, Curitiba e Rio de Janeiro e colaborou com a Revista Playboy, com uma página de humor por mais de dois anos. Tem publicada uma coletânea de charges, Humor Diário, do período em que trabalhou no Diário Catarinense como editor de arte e chargista. Geyer também escreveu, ilustrou e editorou o livro infantil “A Pequena Grande Marília” (8ª edição) e lançou em 2015 o livro “O Boné do Bufão – Sobre Caricaturas, Charges e Cartuns”. Nos anos de 2017 e 2018, redesenhou o Poster da Ilha de Santa Catarina.

Zé Dassilva é chargista no Diário Catarinense desde 1998 e também roteirista na TV Globo desde 2000. Suas charges já foram veiculadas em veículos como O Globo, Veja e Zero Hora, além de ter colaborado na Folha de S. Paulo e desenvolvido charges animadas para os canais SporTV, Futura e Globo. Jornalista formado pela UFSC, lançou três livros de futebol. Entre seus trabalhos como escritor de teledramaturgia está a novela Império, de Aguinaldo Silva, vencedora do Emmy Awards como melhor novela mundial em 2015. Publicando no DC há 23 anos, atualmente suas charges são largamente compartilhadas país afora por veículos como Mídia Ninja, Jornalistas Livres e grandes nomes das artes e da política nacional.

O mediador do papo, Luiz Salomão Ribas Gomez é designer formado pela PUC-PR e pós-doutor em Branding pela Creative University – Portugal – e em Economia Criativa pela Saxion University – Países Baixos. Tem Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela UBI – Portugal. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena a rede Pronto3D (fablabs) e o CocreationLab, a maior rede de pré-incubadoras do Brasil.

Sobre o Papo de Jornalista:

Promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), o Papo de Jornalista tem o objetivo de trazer discussões e conhecimentos relevantes para os profissionais da área. É realizado todas as quintas, às 19h30, no perfil @imprensasc no Instagram. Desde maio, já foram realizadas lives sobre inovação, fake news, incentivos fiscais, mercado de eventos, jornalismo hiperlocal, jornalismo econômico, alcance do conteúdo digital, empreendedorismo na universidade e comunicação pública.

Mais artigos

Últimos artigos