Entrega do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo terá homenagem in memoriam a Nilson Lage

672

Autor de obras fundamentais sobre comunicação no Brasil, professor faleceu em 2021

Jornalista, professor e pesquisador, autor de livros que são referência na área de comunicação,  Nilson Lage será homenageado (in memoriam) durante a cerimônia de entrega do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo. O evento ocorre nesta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa, a partir das 19h. A escolha do nome do professor, falecido em 2021, foi feita por unanimidade pela Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa. Esposa do professor, Nildes Macedo Lage foi convidada e deve receber uma placa em nome da família.

Carioca, Nilson faleceu aos 84 anos e deixou um grande legado para o jornalismo brasileiro. Atuou em veículos como Jornal do Brasil, Última Hora, O Globo e revista Manchete, entre outros. A experiência em sala de aula foi longa. Bacharel em letras, mestre em comunicação e doutor em linguística, foi professor de jornalismo na Universidade Federal Fluminense, na  Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Santa Catarina. No curso de Jornalismo da UFSC, trabalhou por 14 anos e ajudou a formar centenas de jornalistas.

Dedicou-se também de forma intensa à pesquisa. Entre os livros publicados – vários deles indicados como bibliografia em cursos de jornalismo – estão A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, A linguagem jornalística, Teoria e técnica do texto jornalístico, Ideologia e técnica da notícia, O controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente e A estrutura da notícia.