
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista lamenta profundamente o falecimento ocorrido nesta quinta-feira (26/03), em Chapecó, do jornalista e publicitário Plínio Ritter, aos 80 anos.
Plínio Ritter iniciou sua carreira na comunicação aos 13 anos de idade, entregando jornal nas cidades do interior do Rio Grande do Sul e em 1960 ingressou no jornalismo profissional, na Rádio Montenegro FM, como narrador esportivo e apresentador de esportes. Em 1967 passou a fazer serviços de freelancer na Rádio São Francisco de Caxias do Sul e Rádio Garibaldi.
Em 1976 transferiu-se para Erechim, onde ocupou a função de comentarista na TV Alto Uruguai (RBS), assumindo, simultaneamente, como correspondente do Jornal Zero Hora e comentarista na Rádio Erechim. No mesmo ano, fundou o Hora Política, assessoria de comunicação política e articulação parlamentar. A partir de 1979 teve participações na transmissão de vários jogos abertos na TV Lages (SBT).
Em 1976 também assumiu programa terceirizado na Rádio Chapecó onde era narrador de várias modalidades esportivas, especialmente o voleibol, com participação do Frigorífico Chapecó em campeonatos estaduais e brasileiros.
Em 1986, retornou as atividades de comentarista esportivo na RBS TV Chapecó, colunista do Diário Catarinense e comentarista da Rádio Atlântida FM. Em 1992 voltou a comentar na TV Barriga Verde Rede Bandeirantes. A partir de 1998, foi comentarista na TV O Estado (SBT Chapecó), que hoje é denominado Grupo ND Chapecó.
Ritter também foi presidente do Clube de Imprensa de Chapecó. Em 2010, foi homenageado pela ACI, pelos 50 anos de atuação no jornalismo profissional. Em 2024 recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Câmara de Vereadores de Chapecó, em reconhecimento aos 65 anos dedicados à comunicação.
Plínio Ritter deixa uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação, pelo olhar atento aos fatos e pela contribuição ao jornalismo regional. Seu trabalho ajudou a contar a história de um Estado inteiro e a dar voz a temas relevantes ao longo dos anos.
Neste momento de despedida, ficam o reconhecimento, o respeito e a memória de um profissional que exerceu a profissão com seriedade e dedicação. A Associação Catarinense de Imprensa – em nome de todos os profissionais de comunicação de Santa Catarina – solidariza-se com a família, amigos e comunidade.
Chapecó, 26 de março de 2026.
Déborah Almada, presidente.
Marcos A. Bedin, vice-presidente.
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE IMPRENSA (ACI)
CASA DO JORNALISTA



