
A UFSC pesquisou os hábitos de consumo de informação jornalística em Florianópolis e chegou a descobertas interessantes sobre os temas que a população espera encontrar na cobertura local, razões para consumir notícias ou desistir delas, sustentabilidade e engajamento em projetos de informação de qualidade.
Você pode conhecer as respostas e participar do debate público sobre o tema no dia 23 de abril de 2025, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 14h, quando o relatório final da pesquisa será apresentado e disponibilizado às entidades da sociedade civil e aos públicos interessados. O estudo foi liderado pela pesquisadora de pós-doutorado Andressa Kikuti e pelos pesquisadores Jacques Mick e Samuel Pantoja Lima, todos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Neste debate público, a equipe detalhará os resultados da primeira etapa empírica da pesquisa, que consiste de uma enquete com amostra representativa da população de Florianópolis. Foram realizadas 604 entrevistas com moradores de todos os bairros, entre maio e junho de 2024.
Sua participação é fundamental para ampliarmos o diálogo sobre a importância de informação de qualidade para o futuro de uma smart city como Floripa. Queremos aprofundar o conhecimento e buscar soluções inovadoras e efetivas para o fortalecimento do jornalismo local, focado no interesse público e refletindo as necessidades de informação de cidadãos e cidadãs.
Garanta seu ingresso gratuitamente por aqui.
Serviço:
Evento: Apresentação de resultados de pesquisa sobre o consumo de notícias em Florianópolis.
Data: 23 de abril de 2025.
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Florianópolis.