Evento de lançamento lotou a sede da ACI em Florianópolis e contou com palestra do jornalista Marcelo Canellas sobre o papel transformador do jornalismo na era digital

A noite da quinta-feira (17) marcou o lançamento oficial da 5ª edição do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, realizado na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis. Com auditório lotado por jornalistas, estudantes, profissionais da comunicação e representantes do cooperativismo, o evento reafirmou a importância de valorizar o jornalismo catarinense e seu compromisso com a sociedade.
A abertura da programação teve a participação do jornalista Marcelo Canellas, que compartilhou experiências de sua trajetória profissional e fez uma reflexão sobre o papel da imprensa em tempos de desinformação. Canellas destacou que o jornalismo precisa acompanhar os novos formatos de consumo de conteúdo, sem perder seu compromisso social: “O jornalismo comprometido com a sociedade pode e deve estar também na Internet. Temos o dever de educar e informar a população que hoje consome informação principalmente pelas redes sociais”, afirmou.
Em seu discurso, a presidente da ACI, Déborah Almada, reforçou a importância do prêmio e da parceria com a OCESC para valorizar a apuração e a valorização da reportagem: “O tempo da reportagem mudou. As redações estão cada vez mais enxutas. A busca incessante por audiência privilegia a velocidade da informação, os cliques, os compartilhamentos. Mas acredito profundamente que o jornalismo precisa reencontrar seu propósito: confortar os aflitos e afligir os confortáveis. A boa reportagem continua sendo o alicerce mais sólido da nossa profissão”, afirmou.
O presidente da OCESC, Vanir Zanatta, também falou sobre a relevância da premiação para a valorização do jornalismo que trata com profundidade o tema do cooperativismo em Santa Catarina:
“As duas casas, do jornalista e do cooperativismo, são reconhecidas pela transparência, pela justiça, pelo trabalho que fazem junto à sociedade. Todos nós queremos que os nossos catarinenses sejam melhores informados sobre todos os assuntos, e nada melhor que os profissionais da imprensa para que a gente tenha essa informação. No cooperativismo nós também queremos que a informação de qualidade, correta e justa chegue aos nossos associados lá no interior, nas cidades pequenas. Estas duas entidades, que não tem bandeiras partidárias, são hoje muito respeitadas dentro do estado e precisamos continuar com este trabalho.”
A comissão organizadora do Prêmio é formada pela diretora da ACI, Julia Pitthan, e pelos jornalistas Roseméri Laurindo, Edgar Gonçalves e João Pedro Alves. O 5º Prêmio ACI OCESC distribuirá mais de R$ 100 mil aos vencedores em sete categorias.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de outubro pelo link Ficha de inscrição.
O regulamento completo está disponível em Regulamento Prêmio ACI OCESC.
O evento teve apoio do Grupo Habitasul, IPGC e ACAERT.



